segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

UNECA DE SURDOS

15 DE NOVEMBRO
DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

Este foi um dia comemorado com poesia…



MÃOS QUE GRITAM

Mundo!
O meu mundo…
…das coisas que faço escutar,
sem nada dizer.

O mundo que tudo mostra,
num segredo visto,
de mãos que rompem o silêncio,
Num grito de comunicação…


Patrocínia Arruda



e mais informação pública à comunidade Escolar…


O que é a Língua Gestual Portuguesa?
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua utilizada pelos surdos portugueses e é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas que comunicam em LGP.
A utilização das duas línguas (a oral e a gestual) ao mesmo tempo é impossível porque elas têm gramáticas diferentes entre si.

Língua Gestual ou Linguagem Gestual?
A LGP, como todas as Línguas, tem gramática própria e um dicionário próprio, que se dá pelo nome de Gestuário, em que os significados aparecem sob a forma de gestos. Pelo facto de ter gramática e dicionário (neste caso um Gestuário), a forma de comunicar dos surdos portugueses chama-se Língua Gestual Portuguesa (LGP), e não linguagem gestual, uma vez que a linguagem não tem regras fixas, nem dicionário.

A Língua Gestual é universal?
Não. A língua é o espelho da sua Cultura e, como tal, elas diferem entre si. Como os surdos portugueses têm uma cultura própria, a língua gestual portuguesa é diferente das demais línguas gestuais.
Apesar de cada língua ser própria de cada cultura, os surdos de diferentes nacionalidades conseguem estabelecer comunicação.