quinta-feira, 24 de maio de 2012

TPCA

História do Dia da Mãe

Segundo alguns historiadores, o Dia da Mãe teve origem na Grécia Antiga, quando se festejava a “Festa da Primavera”, na qual se honrava à Mãe dos Deuses – Rhea. Também na Roma Antiga, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a mãe dos Deuses Romanos.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4.º domingo de quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas.
Mas, o Dia da Mãe, tal como o conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos da América através de Annie Jarvis, que decidiu homenagear a sua mãe, quando esta morreu, e entrou em depressão. Algumas das suas amigas, preocupadas com tal sofrimento tiveram a ideia de realizar uma festa para homenagear a mãe de Annie. Esta quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Assim, em pouco tempo, a comemoração deste dia passou a ser celebrado em todos os estados americanos. E em 1914, o presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente o segundo domingo de maio como o “Dia da Mãe”.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo que é celebrado hoje, por isso, praticamente todos os países o fazem escolhendo, cada um, diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe ao mundo.
No nosso país, este dia já foi comemorado a 8 de dezembro (Dia da Nossa Senhora da Conceição – padroeira de Portugal) e actualmente é celebrado no primeiro domingo de maio, em homenagem a Maria, mãe de Cristo.

Também a turma TPCA comemorou o Dia da Mãe elaborando uma prenda na aula de Expressão Plástica (um molde em cartão para dobrar a roupa) e na de Língua Portuguesa um postal para oferecer ao amor da sua vida: MÃE.