sexta-feira, 20 de novembro de 2009

T.P.C.A. II

Escola da Ribeira Seca assinala o Dia da Alimentação com almoço convívio

Na sexta-feira, dia 16 de Outubro, assinalamos o Dia da Alimentação na nossa escola. Começámos a manhã com uma sessão de cinema na nossa sala. Assistimos ao filme “Aventura de Legumes”.

Entretanto, o André e o João Pedro foram até à vila, para participarem nas corridas. O André ganhou uma medalha, porque ficou em segundo lugar.

Quando o André e o João Pedro regressaram, as nossas turmas juntaram-se às restantes turmas da escola, num almoço convívio. Ao almoço comemos, nas tigelas e com as colheres que trouxemos de casa, uma saborosíssima sopa de legumes com carne. Essa sopa foi confeccionada pelas auxiliares, com os legumes que fomos trazendo de casa, ao longo da semana, como as nossas professoras nos haviam pedido. A sopa estava tão boa que até houve meninos que quiseram repetir.

Depois da sopa, comemos uma sobremesa muito engraçada e saudável, preparada com fruta que também trouxemos de casa: uma espetada de fruta. A espetada levava pedaços de laranja, maçã, pêra e banana espetados num pau. Os meninos de toda a escola gostaram muito da espetada de fruta. Alguns deles até comeram mais do que duas.

Terminado o almoço, fomos para casa muito felizes e de barriga bem cheia.





Quem reconta um conto, acrescenta-lhe um ponto

Coelho esperto e corajoso

Antigamente, havia um lugar onde as pessoas percebiam a linguagem dos animais. Nesse tempo e nesse lugar, havia um coelho esperto e corajoso e um senhor gordo e mágico, a quem chamavam Buda.
Num certo dia desse tempo, esse senhor gordo e mágico ouviu falar do coelho esperto e corajoso. Resolveu ir até à floresta, onde vivia o coelho, para ver se era verdade tudo o que diziam sobre o coelho.
Já na floresta, o senhor Buda transformou-se num homem velhinho e cheio de fome. Quando os animais, que ali viviam, deram pela presença do homem velhinho e cheio de fome, foram ter com ele para verem o que se estava a passar.
O homem velhinho e cheio de fome dizia apenas:

- Tenham pena de mim. Eu estou cheio de fome. Vão deixar-me passar fome?
Os animais resolveram ajudar o homem. Um foi pela floresta e trouxe frutos, outros foi ao lago e trouxe água, outro foi ao rio e trouxe peixes, outro foi procurar debaixo das pedras e trouxe minhocas.

O senhor velhinho e cheio de fome não gostou nada daquela comida. Então os animais fizeram uma fogueira muito grande e cozinharam a comida.
O coelho estava a passear pela floresta quando viu a fogueira e os seus amigos animais. Foi ter com eles…

Quando viu o senhor velhinho e cheio de fome viu o coelho pensou:

- Vamos lá ver se este coelho me vai ajudar…

Vendo que o homem não queria comer aqueles alimentos, o coelho pensou que ele queria comê-lo. Assim, preparou-se todo, tirando do pêlo todos os animaizinhos que nele viviam, para que não ofressem com a sua morte. Catou, uma por uma, todas as suas pulgas e dirigiu-se à fogueira, para se atirar para lá. Todos os outros animais ficaram admirados e assustados.

De repente, o homem velhinho e cheio de fome voltou a transformar-se no senhor gordo e mágico e pum!, salvou o coelho, agarrando-o pelas orelhas.

Fez-se uma estátua ao coelho para lembrar às pessoas que devem ser corajosas e boas.